Translate

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

As máscaras do mundo corporativo



Este tema é muito interessante de ser discutido porque como todos sabemos as pessoas  colaboram ativamente para o  sucesso de uma empresa. Entretanto, ao mesmo tempo, estas mesma pessoas incentivam para que o ambiente corporativo seja extremamente superficial, pouco saudável psicologicamente e transformando a vida de algumas delas em um verdadeiro inferno.
Antes de terminarmos o curso universitário deveria haver na grade curricular a disciplina de teatro corporativo. Ao meu ver, o conteúdo seria a abordagem das mais comuns situações conflituosas ou não, e possíveis saídas diplomáticas. A segunda etapa envolveria como fazer o puxa-saquismo para vários níveis hierárquicos e gastar o tempo útil fazendo nada, apenas se auto-promovendo. A parte prática envolveria a encenação nuanças dos comportamentos estudados. 
Quem já não presenciou fofocas no cafezinho, um colega de trabalho falando mal de outro, envenenando o ouvido do chefe, a busca do poder a qualquer custo, ou seja, agindo como cobras rasteiras desejando e se empenhando em ver a desgraça alheia, e até fazendo sabotagem? Outras que causam discórdia só para incendiar o circo todo? Infelizmente, é muito difícil encontrar amigos sinceros no mundo corporativo, principalmente se ele for seu concorrente direto a uma promoção.
É consenso geral que todos nós usamos diferentes máscaras ao longo de um mesmo dia. Todavia, para os sinceros de plantão, o mundo corporativo é um alçapão traiçoeiro…ou o indivíduo se queima e adquire vários inimigos ou se cala e deprime. É preciso ter muito jogo de cintura para conviver neste ambiente e indispensável ter um estômago à prova de ulcerações para conseguir o ápice do sucesso profissional.
Após tudo que foi citado, é triste constatar ao longo dos anos, que muitos colegas de trabalho  estejam sequer, pensando em como melhorar o desempenho da empresa, através de exemplos positivos e colaborativos visando fazer a diferença e contribuir como grupo para o sucesso de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário