Você sempre almejou conhecer outros ares e morar além da fronteira do seu país? Sonha em fazer uma viagem pelo mundo e descobrir novos costumes? Enfrentar o desconhecido parece muito atraente? Possui a coragem de abrir mão de muita coisa importante como pessoas queridas, trabalho (em alguns casos), roupas, móveis, carro, etc? Se respondeu sim para a maior parte das perguntas, você é um candidato em potencial para esta missão que será difícil, mas não impossível. O que conto abaixo é apenas um breve resumo do que lhe espera.
Primeira parte do processo é o antes da viagem. Este período é bem agitado, porque como há um prazo para o embarque, tudo deve ser resolvido até esta data limite…Correria, correria, correria…É uma maratona…se desfazer de tudo que é supérfluo e ficar com o mínimo do mínimo do que você considera essencial. Desta etapa fazem parte idao ao consulado, encerrar contrato de locação, conta bancária, etc, etc, e põe etc. nisso.
Parte 2: é o momento da despedida…A impressão que você tem quando todos se despedem é que você está indo para um outro planeta, irá morrer em pouco tempo ou simplesmente desintegrar…É muito engraçado…Você estará fisicamente longe, porém comunicável e visível: Skipe, Whatsapp, email e telefone…
Enfim a chegada ao novo território a ser explorado. Tudo é diferente do que estava acostumado inclusive o que está escrito nos rótulos do supermercado? Não se assuste tanto assim..Você sabe um mínimo de inglês para se virar com o básico? Se não souber, creio que você tem um obstáculo maior ainda…Tenha pelo menos um ótimo dicionário disponível e um caminhão de paciência para interagir com a nova cultura. Você gosta da hospitalidade e cuidado que só o brasileiro tem em receber? Pense bem antes de sair de sua pátria…Por exemplo, aqui na Holanda, praticamente tudo é feito por você mesmo não tem muita gente para lhe paparicar nos restaurantes, lojas, etc…
Mas parece que tudo é extremamente negativo e ruim. Não é assim. A locomoção dentro do país é muito fácil inclusive você está a poucas horas dos países vizinhos e pode dar uma escapadinha de vez em quando e viajar ao redor da Europa. Para quem viveu no inferno de São Paulo (capital), pode viver em qualquer lugar com internet, água quente e lugar para dormir…Exagero?! O caos do trânsito na metrópole paulista realmente é desesperador e vai lhe saturando aos poucos…Mudar-se para um lugar menor e mais calmo faz você pensar em constituir família…é bem mais viável…Aqui há bem menos consumismo, as pessoas vivem de forma mais simples e sem cartão de crédito. Vive-se conforme pode e isso certamente reduz e muito o estresse para pagar as contas. E certamente, você encontrará brasileiros onde for…para bater um papo em português.
Outro ponto importante e que deve ser considerado, é a violência, ou melhor, a falta dela. Ainda bem!!! Vive-se mais tranqüilamente assim. 
Poderia relatar muito mais coisas, mas creio que já deu uma visão geral de como é esta experiência bacana e que fará você rever muitos conceitos e pré-conceitos…
Você se arrisca? Vai encarar? (rsss)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário