Translate

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Você sabe a diferença entre alimentos funcionais, nutracêuticos e fitoterápicos?




Esta matéria é um mix de várias outras e tem a intenção de fazer um breve esclarecimento e diferenciação entre alimentos funcionais, nutracêuticos e fitoterápicos.
Nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos até produtos projetados, produtos fitoterápicos e alimentos processados. Ou ainda: alimentos semelhantes em aparência ao alimento convencional, consumido como parte da dieta usual, capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos demonstráveis, úteis na manutenção de uma boa saúde física e mental, podendo auxiliar na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, além de suas funções nutricionais básicas”. Exemplos: produtos integrais, produtos lácteos (iogurte, queijo e ricota), chá verde, alho, cebola, etc.

Alimentos funcionais foram e continuam sendo desenvolvidos para permitir que os consumidores utilizem alimentos enriquecidos próximos de seus estados naturais, ao invés de se tomar suplementos dietéticos fabricados na forma líquida ou cápsula.
Um alimento funcional é um alimento que possui uma função adicional (muitas vezes relacionada com a promoção da saúde ou prevenção de doenças), adicionando novos ingredientes, ou mais, de ingredientes existentes.
Ex: fortificação do sal com iodo, do leite com vitamina D, produtos fermentados que contém culturas vivas chamadas de probióticos.

Fitoterápicos são medicamentos obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais. Exemplos: babosa, camomila, alcachofra, funcho, guaco, etc.

Vale lembrar que os nutracêuticos e os alimentos funcionais podem ser de origem não vegetal, embora a sua maioria assim o sejam.
Vamos fazer escolhas melhores quando formos nos alimentar daqui a pouco….
Fontes:
NUTRACÊUTICOS, ALIMENTOS FUNCIONAIS E FITOTERÁPICOS: O USO DAS PLANTAS NA PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E RESTAURAÇÃO DA SAÚDE. - UFPB-PRG XI Encontro de Iniciação à Docência (http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area6/6CCSDCFMT02-P.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário