Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Professor: Missão impossível!






Devido aos fatos ocorridos no início de outubro em RJ, também quero me manifestar em apoio a classe dos professores como um todo.
As greves, manifestações para aumento de salários e benefícios representam somente uma das reivindicações do professorado público, cuja classe está cada vez mais jogada as traças....Antigamente, mas bem antigamente, era um orgulho dizer que seu filho ou filha estavam se formando como professor. E hoje, quantos jovens falam isso durante a escolha profissional? É muito raro...
Vi recentemente um programa assustador intitulado como as Escolas do Medo (link segue abaixo) exibido pelo SBT Conexão Repórter comandado pelo jornalista Roberto Cabrini. Foram cenas de terror contra os professores em todos os níveis: ameaça física e psicológica, agressão, etc. por parte dos intitulados "de menor" ou "menor infrator" quando são na verdade, marginais. Voltando aos professores, digo com todas letras que está faltando e muito, é o respeito. Os jovens e as crianças estão a cada dia sabendo menos o significado disso, porque não há mais limites. Os pais entregam as crianças e jovens nas escolas dizendo que a responsabilidade de educar é da instituição de ensino, praticamente se isentando da função que lhes compete.
Ressalto portanto que o desrespeito existe em todos os níveis: federal, estadual, por parte dos alunos e dos pais. Digo tudo isso, porque ao meu ver, é muito difícil para este profissional manter-se motivado e com elevada auto-estima para conquistar novos desafios e fazer um ensino de qualidade...além disso, com o salário que recebem fica inviável, investirem em suas carreiras.

É um desabafo sim de uma filha de professora, graças a Deus já aposentada e por isso posso falar desta maneira porque sempre acompanhei tudo de perto.

E mais triste ainda, parece que a intenção da classe política é que tudo continue como está. Pessoas cada vez mais apáticas e alienadas da situação do país.





Nenhum comentário:

Postar um comentário