Translate

domingo, 10 de novembro de 2013

Sistema prisional da Noruega - quaaannnta diferença!!!!!

Vi uma matéria muito interessante comparando o sistema prisional brasileiro com o do Japão, EUA e da Noruega. Quero falar, especificamente do sistema norueguês que parece mais um spa ou hotel que presídio, mais detalhes podem ser vistos no link no final desta postagem. 

Lá, nem todas as prisões possuem a mesma estrutura que irei descrever, entretanto, é uma realidade muito, mas muito diferente que a do Brasil. A Noruega foi considerada pela ONU, em 2012, o melhor país para se viver no mundo e 80% dos encarcerados saem reabilitados. Nos EUA, a porcentagem de reincidência é de 60% e no Brasil 80%, sendo que ambos sistemas citados anteriormente são muito semelhantes e bem menos eficientes.
O sistema prisional preza a reabilitação e não a punição. A pena em si é a privação da liberdade. A pena máxima aplicável é de 21 anos e que pode ser prorrogada por mais 5 anos, caso sua reintegração não seja comprovada.
"Cela"
A prisão de Halden parece muito mais uma fábrica moderna ou centro de design no meio da floresta.  Foi investido U$ 1 milhão para decorar artisticamente o local. A prisão foi construída em blocos de oito celas (sem grades) cada sendo que os estupradores e pedófilos são colocados em blocos separados dos demais…Todas as celas tem amplas janelas, com vistas para a floresta e bastante luminosidade. As celas individuais são maiores do que muitos hotéis europeus: tem uma boa cama, banheiro com vaso sanitário decente, chuveiro, toalhas brancas e porta. Além disso, televisão de tela plana, mesa, cadeira e armário de pinho, quadro para afixar papéis e fotos além de geladeiras.

Atividade Física é obrigatória
Não há ócio pois muitas atividades educacionais, de trabalho e lazer são oferecidas, inclusive aulas de inglês para os estrangeiros. Os presos são obrigados a mostrar progresso educacionais, laborais e comportamentais. Os guardas recebem 2 anos de preparação para assumir esta função e todos possuem nível superior. São 245 detentos para 340 policiais bem treinados. 

Oficinas

Biblioteca


Almoço no restaurante
Após ver todas as fotos abaixo, fica muito claro saber porque o índice de reabilitação é tão grande quando comparado outros países. Nota-se que na Noruega, o dinheiro dos impostos é bem aproveitado e não desviado por falcatruas e corrupção. O político norueguês, na maioria dos casos não possuem a mordomia que os do Brasil, muitos deles nem carro oficial. Agora eu pergunto, será que o nosso sistema prisional, não precisa ser revisto para ontem. Porque a cadeia no Brasil é uma escola do crime, onde durante cada estadia, a graduação na maldade aumenta exponencialmente. E por isso, a reabilitação necessária a sociedade é um sonho cada vez mais distante.





Fonte: http://feedly.com/k/H8hJjS


Nenhum comentário:

Postar um comentário