Ontem fui visitar esta feira em uma cidade vizinha à Amsterdam, voltada para profissionais da área de laboratório, pesquisa, indústria nos mais diversos ramos de atuação: farmacêutico, alimentos, petroquímico, etc.
A impressão que tive, após passear por toda feira, foi a tendência cada vez maior de se automatizar os processos para que a contratação e manutenção de pessoal seja reduzida ao longo do tempo.
Não sei exatamente como as universidades estão estruturadas aqui na Holanda, mas no Brasil, até onde pude ver, as universidades não possuem equipamentos de ponta para aulas práticas em seus laboratórios, os estudantes não tem acesso necessário para efetivamente aprenderem a manusear aqueles que se encontram "disponíveis" e isso dificulta e muito a vida do recém-formado a curto prazo.
Por outro lado, os profissionais mais velhos e experientes precisam acompanhar esta tendência e sempre estar atualizado e motivado para tais mudanças de realidade ou estarão sujeitos a ficar à margem do mercado...
Vejo que em breve, muito breve haverá um operador técnico para apertar botões apenas e um profissional graduado/pós-graduado para avaliar os resultados...pode parecer um exagero...mas saí assim de lá...pensando em como os profissionais deverão se qualificar melhor (o investimento para tais cursos da área são extremamente caros) ou tentar outras frentes de atuação....

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário