Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2013

História das Jóias - Pré-História - Vejam as imagens!!!

Quais as razões para os povos usarem jóias? Você pensou em alguma coisa ou várias? 

As principais são: Reserva de valor; uso funcional, geralmente para fixar a roupa ou o cabelo no lugar ou de dizer o tempo, no caso de relógios; marcador de estatus social (anel de casamento); forma de se afiliar em grupos étnicos, religioso e sociais; como amuleto para dar proteção e exposição artística.

Desde o tempo pré-histórico, o homem sempre usou adornos. Os primeiros foram feitos de seixo (pedaço de rocha com aresta cortante) e ossos com a função de talismã e eram usados por homens e mulheres. Naquela época, acreditava-se que alguns tipos de mensagens eram transmitidas de acordo com os modos de uso e valores estéticos. Posteriormente, e aos poucos acabaram por ser considerados como enfeites. Assim chegou-se às chamadas jóias, que foram se aperfeiçoando até chegarem aos dias de hoje.

Os primeiros vestígios de joalheria vem dos povos da África. Miçangas perfuradas que sugeriam ser adornos com conchas, foram datadas em 75.000 a.C. Também foram encontradas cascas de ovos de avestruz perfuradas de 40.000 anos atrás.

Fora da África, outros povos possuíam colares e pulseiras de ossos, dentes, grãos, pedra pendurada em corda ou tendões de animais ou pedaços de osso esculpido usado para prender as roupas.

Dependendo da região do planeta, outros materiais poderiam ser usados como madrepérola e presas enormes de animais como mamutes.

Cerca de 7.000 anos atrás, foi encontrado o primeiro adorno de jóias de cobre.

O anel mais antigo do mundo vem do século IV a.C. e era feito de couro ou junco. 

Algumas imagens abaixo ilustram exemplos de adornos desta época:




Conchas perfuradas

Jóias do final da Pré-história por isso são mais
elaboradas e com outros materiais mais complexos.

Seixo


Nenhum comentário:

Postar um comentário